top of page
DEFICIÊNCIAS

 

Os indicadores de deficiências auxiliam a determinar o nível de inclusão ou de exclusão social das pessoas. Assim, as variáveis que auxiliaram na análise das deficiências, tanto na elaboração dos índices quanto do retrato são deficiência mental permanente, dificuldade de enxergar, dificuldade de ouvir, dificuldade de subir degraus.Enfoca-se nesta dimensão a faceta humana no que tange à influência da saúde na exclusão social. Assim, o índice de deficiências encontrado na Cidade é de 0,195419777, pouco menor que no Município, 0,195622545.

 

Exibindo-se dos maiores para os menores índices, aparecem a Rural /Distritos, Major Prates, Vera Cruz, Jardim Eldorado, Cintra, Carmelo, São José, São Judas Tadeu, Cidade Industrial, Santos Reis, Lourdes, Jardim Alvorada, Santa Rita, Todos os Santos, Jardim São Luiz, Centro, Delfino Magalhães, Jardim Primavera, Maracanã, Cidade Nova, São João e Ibituruna. No Município, a área rural / distritos e na cidade, o Major Prates se destacam como os locais com maiores índices de deficiências e o Ibituruna, como o local com o menor índice.

 

Na dimensão deficiências, em todas as áreas de ponderação, a influência da deficiência mental é que mais agudiza o índice, em torno de 51,45%. A segunda deficiência que mais agrava o índice é a visual com 16,66%, seguida da dificuldade de subir degraus, com 16%. A deficiência que menos influencia é a dificuldade auditiva que aparece com 15,77% de influência no índice. 

Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial

Marilée Patta     Orientador: Leônidas Conceição de Barroso   Co-orientador: João Francisco de Abreu

 

bottom of page